Seja bem-vindo
Maceió,13/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ronda no Bairro registra aumento de ocorrências e atendimentos em saúde mental

De janeiro a junho, foram 67 casos registrados dentro das áreas de atuação dos agentes de proximidade

secom/AL
Ronda no Bairro registra aumento de ocorrências e atendimentos em saúde mental Equipe Social do Ronda atende casos em saúde mental - Guarnições do RB. Foto: Ascom Ronda no Bairro
Publicidade

No primeiro semestre de 2024, o Ronda no Bairro registrou um aumento de ocorrências relativas a problemas com saúde mental, foram 67 casos de janeiro a junho. O assunto foi tema de uma capacitação recente para os colaboradores do Ronda e da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), intitulada “Capacitação em Manejo de Crise em Saúde Mental e Primeiros Socorros”.


“Entre os meses de janeiro e maio de 2024, a Equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro atendeu um número expressivo de casos em saúde mental. A situação reflete a necessidade crescente de apoio para o atendimento. Dentre os casos, 15 exigiram encaminhamento imediato ao Hospital Escola Portugal Ramalho, por exigirem uma intervenção médica urgente e especializada”, explica a chefe da equipe, a assistente social Vanessa Castro.



Ainda de acordo com ela, os demais 52 casos atendidos apresentaram traços específicos de labilidade emocional, como choro e preocupação excessiva, problemas familiares, situação de vulnerabilidade e até fome. Esses casos, segundo Vanessa Castro, foram abordados com um conjunto de estratégias diversificadas pela equipe.


“Primeiramente, foi estabelecido um contato próximo com as famílias e amigos daqueles indivíduos, fortalecendo a rede de apoio social. Além disso, quando necessário, devido à gravidade mais leve do caso, eles foram encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Sem contar no suporte dos outros serviços, como Centro de Referência de Assistência Social, Consultório na Rua e abordagem social”, explicou Vanessa.


Para efeito de atendimento aos que necessitavam de ajuda, a equipe também implementou práticas de escuta ativa, oferecendo um espaço seguro para que os indivíduos pudessem expressar suas preocupações e sentimentos. A reflexão e o aconselhamento fizeram parte do acompanhamento, ajudando os indivíduos a entenderem melhor suas emoções e a desenvolverem estratégias.


ACOLHIMENTO 

Uma das ocorrências deste ano chamou a atenção. Em 10 de maio de 2023, a equipe de Articulação e Mobilização foi acionada para atender uma idosa de 61 anos que tentou deixar o esposo, de 66, com a família dele, alegando não ter mais condições de cuidar do marido, por ele ser hipertenso, diabético e com sequelas de um AVC.


O casal se deslocou até o bairro onde mora a família dele, mas os familiares também o recusaram, pelo mesmo problema, falta de condições físicas para ficar com ele. Sem êxito, a idosa procurou os agentes de proximidade do Ronda no Bairro que acionaram a Equipe de Articulação e Mobilização Social.


Paciente psiquiátrica, a mulher bastante estressada com a situação, teve um surto psicótico, durante o atendimento, e foi levada por uma ambulância do Samu para o Hospital Portugal Ramalho. Já o homem foi encaminhado para um abrigo. 


“Não é de hoje que o assunto saúde mental é de primeira ordem na vida das pessoas. Sempre dizemos que a pandemia acabou acentuando esse tipo de adoecimento no indivíduo, e os casos, como podemos ver no nosso dia a dia, só crescem, e isso é bastante preocupante. Temos em Alagoas nossa rede de acolhimento, os profissionais fazem as abordagens e encaminham para onde for necessário. Mas é preciso que famílias e amigos estejam presentes na atenção de quem já tem o diagnóstico de uma doença mental, assim como estarmos todos atentos aos possíveis sinais que um indivíduo possa apresentar, além de, claro, o uso do medicamento como recomendado pelo profissional de saúde”, finalizou Vanessa Castro.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.