Seja bem-vindo
Maceió,13/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

ALE aprova projeto que prioriza acesso de estudantes alagoanos a universidades estaduais

tribunahoje.com
ALE aprova projeto que prioriza acesso de estudantes alagoanos a universidades estaduais Autoria é da deputada estadual Cibele Moura - Foto: Igor Perreira/Ascom ALE
Publicidade

Foi aprovado, na sessão de quarta-feira (03), na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o Projeto de Lei, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que implementa o critério regional no acesso às universidades públicas estaduais, garantindo o acréscimo de 10% na nota final - do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou outro processo seletivo - aos estudantes nascidos em Alagoas ou que cursaram integralmente o Ensino Médio no estado.

O benefício é válido nos vestibulares para cursos de graduação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). A comprovação do direito ao bônus será feita no ato da matrícula, com o preenchimento das condições previstas em resolução própria das universidades.

Publicidade
A deputada Cibele Moura afirmou que o critério de inclusão regional é um mecanismo que reduz as desigualdades no acesso ao ensino superior, já que, muitas vezes, alunos de fora de Alagoas ocupam as vagas universitárias do estado.

“Essa lei é importante para que nossos estudantes fiquem em Alagoas, constituam família e criem suas vidas profissionais aqui, ajudando toda a nossa gente. É a democratização do acesso ao ensino superior, especialmente em lugares onde a oferta é limitada e a concorrência é alta”, pontuou, agradecendo aos colegas parlamentares pela aprovação da proposta.

O projeto segue, agora, para sanção do Executivo Estadual.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.