Paulo Dantas inaugura reforma e ampliação do Hospital Geral Dagoberto Omena, em Murici
Com investimentos do Governo de Alagoas e do Município, unidade será referência para mais de 213 mil alagoanos

A população de Murici e de cidades vizinhas comemorou, nesta segunda-feira (5), a entrega do Hospital Geral Dagoberto Omena. A unidade foi completamente reformada e ampliada graças a uma parceria entre o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Murici, representando um investimento de R$ 15 milhões - 13 milhões da Secretaria de Estado da Saúde e 2 milhões do Município de Murici.
Durante a inauguração, o governador Paulo Dantas destacou que a entrega do hospital é resultado da união entre o Governo e o Município, parceria iniciada ainda na gestão de Renan Filho e consolidada ema sua administração.
“O equipamento entregue hoje é moderno e completo, possui 75 leitos e atenderá mais de 350 pessoas por dia. Esse hospital vai integrar a rede estadual de Saúde, conectando-se ao Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, e contribuindo para a regionalização dos serviços. Além disso, temos outros investimentos na área da saúde em andamento, como os hospitais de Palmeira dos Índios, Arapiraca e o Hospital do Idoso, em Maceió. São ações como essa que fazem com que Alagoas lidere o ranking nacional de agilidade no agendamento de consultas pelo SUS, com tempo médio de 13 dias”, afirmou o governador.
O prefeito Remi Filho agradeceu ao Governo do Estado pela conclusão da obra e destacou o impacto positivo para a população. “A população já sente os benefícios do novo atendimento, com mais qualidade, dignidade e estrutura. Sem a parceria entre os governos, nada disso seria possível. A união entre os poderes é essencial para transformar a vida das pessoas”, afirmou.
A nova unidade de saúde vai empregar cerca de 100 profissionais, e contará com equipamentos de última geração para garantir um atendimento eficiente e humanizado. O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, reforçou a importância da unidade para o fortalecimento da rede pública.
“Além de desafogar unidades maiores da capital, esse hospital fortalece a regionalização da saúde, oferecendo serviços essenciais e evitando longos deslocamentos. O objetivo do governador Paulo Dantas é levar cada vez mais benefícios e melhorias para o nosso povo”, pontuou o secretário.
O novo hospital oferece emergência adulta e pediátrica, leitos de internação clínica, saúde mental, obstetrícia e cirurgia. O centro cirúrgico está equipado com sistema de pressão negativa para garantir a segurança dos pacientes. A unidade também vai oferecer cirurgias nas áreas de urologia, cirurgia geral, ginecológica e plástica para reconstrução mamária em mulheres mastectomizadas.
Presente à inauguração, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que o hospital vai atender cerca de 350 pessoas por dia, o que representa 10 mil atendimentos por mês e aproximadamente 120 mil por ano. “Esse número mostra que cada cidadão de Murici, cidade com cerca de 30 mil habitantes, poderá ser atendido, em média, quatro vezes por ano nesta unidade”, observou.
A solenidade contou com as presenças do senador Renan Calheiros; do deputado federal Isnaldo Bulhões; dos deputados estaduais Remi Calheiros, Alexandre Ayres e Dudu Ronalsa; além do ex-prefeito de Murici, Olavo Neto. Também participaram o prefeito de Ibateguara, Geo Cruz; o prefeito de Branquinha, Neno Freitas; o prefeito de União dos Palmares, Júnior Menezes; entre outras autoridades municipais.
COMENTÁRIOS