ELEIÇÕES 2026: Renan Filho deixará Ministério dos Transportes para disputar governo de AL

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), deixará o cargo no governo do presidente Lula em abril de 2026 para disputar novamente o governo de Alagoas. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (5) pelo senador Renan Calheiros (MDB), durante coletiva de imprensa na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió.
“Ele comunicou ao presidente da República que em abril estará se desincompatibilizando do governo federal, provavelmente para ser candidato ao governo de Alagoas”, afirmou Renan.
Renan Filho foi governador do estado por dois mandatos consecutivos, entre 2015 e 2022, e está à frente do Ministério dos Transportes desde o início do atual governo Lula. A possível candidatura marca seu retorno ao cenário político estadual.
Durante a coletiva, Renan Calheiros também anunciou que disputará a reeleição ao Senado, destacando seu papel na defesa dos interesses de Alagoas. Ele evitou confirmar nomes para a segunda vaga ao Senado na chapa majoritária, mas frisou que o histórico de contribuição com o estado será decisivo.
Questionado sobre uma possível aliança com o deputado federal Arthur Lira (PP), o senador foi direto: “Não vejo nele a característica de defender o interesse de Alagoas”, descartando qualquer proximidade política com o rival político.
COMENTÁRIOS