Alergia ou Resfriado? Infectologista da Sesau orienta como diferenciar os sintomas
Reneé Oliveira destaca que uma das principais diferenças entre os dois quadros é a presença de febre

Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção à Alergia, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) orienta a população sobre as principais diferenças entre uma crise alérgica e um resfriado. De acordo com o infectologista da pasta, Renée Oliveira, uma das principais diferenças entre os dois quadros é a presença de febre.
“Gripes são infecções virais que geralmente causam febre, dores no corpo e fadiga. Alergias são reações do corpo a substâncias alergênicas, sendo as mais comuns pólen e poeira, e podem apresentar sintomas como espirros, coriza e coceira sem febre”, explicou o médico da Sesau.
Outro ponto destacado pelo infectologista da Sesau é a velocidade no aparecimento dos sintomas. “Casos de reações alérgicas se desenvolvem rapidamente frente à presença do causador da alergia enquanto os resfriados demoram dias para se manifestar após a infecção”, esclareceu.
Reneé lembrou também que os dois quadros podem ser sazonais, ou seja, mais comuns em determinadas épocas do ano. “As gripes podem acontecer em qualquer época do ano, porém são mais presentes no inverno, as alergias também costumam estar mais presentes em épocas em que o pólen está mais presente no ar”, explicou o especialista.
O médico da Sesau salientou, ainda, que em casos de agravamento dos sintomas o paciente deve sempre procurar a unidade de saúde mais próxima. “As gripes são consideradas altamente contagiosas, diferentes das alergias que não são transmissíveis. É importante que todos mantenham seu calendário vacinal atualizado e em casos de alergia evitar locais que podem desencadear crises. E sempre procurar atenção médica em casos de agravamento dos sintomas”, reforçou Reneé Oliveira.
COMENTÁRIOS