Secretaria de Saúde e governo federal discutem recursos para a rede estadual

Seja bem vindo
Maceió,04/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade
Publicidade

Secretaria de Saúde e governo federal discutem recursos para a rede estadual

Reunião com representantes do Ministério da Saúde aconteceu na sede do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, em Brasília

Fonte: secom/AL
Secretaria de Saúde e governo federal discutem recursos para a rede estadual O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, acompanhado de comitiva da Sesau, participou em Brasília de encontro com o secretário de Atenção Especial em Saúde do MS, Helvécio Magalhães. Foto: Luiz Dantas
Publicidade

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, participou, nesta semana, em Brasília, de uma reunião com representantes do Ministério da Saúde (MS). O encontro teve o objetivo de ampliar os investimentos financeiros para a rede estadual de Saúde.

 

Entre os temas prioritários da agenda estão a reorganização da Rede de Urgência e Emergência, o Programa Salva Mais, o escritório de Habilitações para Alta Complexidade e a Campanha contra a Dengue.

 

No encontro, ocorrido no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONNAS), também foram tratadas questões relativas aos recursos humanos da saúde e a relação entre os municípios, os Estados e MS na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).



 


“Tivemos ótimas notícias quanto à habilitação de nossos serviços de Alta Complexidade e, quanto às produções hospitalares que iremos fazer, teremos incremento nas nossas receitas, podendo assim melhorar a assistência e investir em nossos serviços. Também fui informado que o doutor Helvécio Magalhães [secretário de Atenção Especial em Saúde do MS] vai nos ajudar na reformulação do Samu, uma prioridade do governo Paulo Dantas. Agradeço em nome do governador e de toda Alagoas tudo o doutor Helvécio tem feito por nós, bem como a nossa ministra da Saúde, Nísia Trindade, e nosso presidente Lula. Estamos firmes, trabalhando e com o coração cuidando desse povo que precisa”, enfatizou Gustavo Pontes de Miranda.

 

Helvécio Magalhães destacou o crescimento da Rede Estadual de Saúde de Alagoas. “Retomando as nossas tratativas no sentido de apoiar o sistema estadual de Saúde, como já o fizemos no ano passado, a partir da constatação do crescimento da sofisticação da rede em parceria com os municípios. Um papel importante, seja na Alta Complexidade, Urgência e Emergência, nas Linhas de Cuidado Prioritárias, na assistência pré-hospitalar e na regulação”, ressaltou o representante do MS.




 

Novas Habilitações

 

Ainda de acordo com Helvécio Magalhães, o Estado deve receber outras habilitações durante o ano de 2024. “Nós temos, além do que já foi feito, muitas habilitações de Alta Complexidade para fazer e elas serão feitas como prioridade. Vamos criar um mecanismo bilateral de comunicação para facilitar essas habilitações, que significa recursos para o Estado, que é necessário pelo tamanho e sofisticação da Rede Estadual de Saúde”, disse.

 

Também presente à reunião em Brasília, o secretário Executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Montteiro, destacou o Programa Salva Mais, que integra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL). “O Programa Salva Mais, idealizado pelo governo Paulo Dantas, amplia a nossa capacidade de resolução, integrando Bombeiro Militar e Samu para que a gente entregue o maior tempo resposta e assegure a qualificação na assistência à saúde pré-hospitalar desses pacientes. Garante em Alagoas, sem dúvidas alguma, um crescimento enorme em qualidade de assistência à saúde”, enfatizou.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha