Seja bem-vindo
Maceió,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Programa Detran na Escola capacita profissionais para educar sobre práticas no trânsito

Iniciativa tem como público-alvo crianças e adolescentes de todo o estado

secom/AL
Programa Detran na Escola capacita profissionais para educar sobre práticas no trânsito Capacitação é fruto de uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por meio do Conexão Dnit. Foto: Leandro Santos / Ascom Detran
Publicidade

Para tornar o trânsito um ambiente de compartilhamento e convivência social, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas iniciou a capacitação para o programa Detran na Escola, nesta segunda-feira (19), no auditório do prédio-sede. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por meio do Conexão Dnit.

 

A parceria inovadora vai promover a educação para o trânsito de forma transversal na grade curricular para estudantes dos ensinos Médio e Fundamental de escolas públicas e particulares. Na capacitação realizada, 200 pessoas estiveram presentes, entre representantes de Superintendências Municipais de Trânsito (SMTTs), Secretarias Municipais de Educação e Gerências Regionais de Ensino.



 

De acordo com a superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Sonály Bastos, o objetivo é que todos os parceiros tenham uma formação continuada e adquiram conhecimentos e conteúdos necessários para a inserção do tema de trânsito em sala de aula.

 

“Vamos capacitar representantes de todas as regiões do estado, formando pessoas de 70 municípios. Tudo será trabalhado de forma dinâmica, usando plataformas online, investindo na multidisciplinaridade para ampliar e multiplicar a educação para o trânsito. O Conexão Dnit vem para somar o trabalho que o Detran já realizada no dia a dia”, explicou a superintendente.

 

A diretora de Educação do Dnit, Paula Carnaúba, destacou que essa é a primeira experiência de parceria em âmbito nacional. “Estamos muito felizes com essa consolidação da parceria com o Detran Alagoas. Vamos levar uma abordagem sobre trânsito de forma transversal, então, vamos trabalhar com segurança viária dentro da matemática, do português e de outras disciplinas. Por meio desse conhecimento teremos a conscientização dos jovens e proporcionaremos uma mudança de comportamento”, reforçou.

 

Buscando inserir novos conhecimentos para os estudantes, o município de Branquinha esteve presente na capacitação com 17 representantes. Entre eles, o técnico educacional Cícero Rufino Góes. Segundo ele, a capacitação é fundamental para que, quando as crianças se tornarem adultas, tenham uma noção melhor do trânsito.

 

“É importante que elas possam ter uma visão mais abrangente do cuidado que precisam ter com elas mesmas e com o outro. Por isso, viemos aqui aprender, para voltar para o município e aplicar o conteúdo com nossos alunos”, ressaltou.



 

A palestra ficou a cargo de dois professores da Universidade Federal de Santa Catarina, Jorge Luiz Hermenegildo, doutor em Engenharia de Produção e professor do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação para o Trânsito do Laboratório de Trânsito da UFSC; e Leia Mayer, psicóloga e mestre em Engenheira de Produção. Para Hermenegildo, o Detran Alagoas está iniciando um projeto desafiador de levar a educação para o trânsito para todos os municípios.

 

“O desafio é fazer com que os professores possam olhar para o material que o programa Conexão Dnit está disponibilizando nessa parceria e encontrem uma oportunidade para trazer para o dia a dia da sala de aula as temáticas do trânsito”, afirmou Jorge Luiz.

 

Já Mayer destacou que a escola não está descolada da realidade, e o projeto vem, justamente, para fazer esse engajamento, trabalhando em conjunto para fazer com que o trânsito seja um ambiente seguro.

 

A capacitação também irá acontecer nas regiões do Agreste, em Arapiraca, nesta terça-feira (20), e no Sertão alagoano, em Santana do Ipanema, na quarta-feira (21).

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.