Seja bem-vindo
Maceió,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Educação lança livro de receitas gostosas e saudáveis para datas comemorativas

Material feito com ajuda de estudantes da Ufal visa auxiliar na educação alimentar e nutricional nas unidades escolares

secom/Maceió
Educação lança livro de receitas gostosas e saudáveis para datas comemorativas Livro está sendo enviado digitalmente paras unidades escolares. Foto: Mariel Matias/Ascom Semed
Publicidade

O ano letivo de 2024 será ainda mais delicioso, saboroso e saudável na rede municipal de educação de Maceió. Um livro de receitas culinárias saudáveis para datas comemorativas foi produzido pela Coordenação Técnica de Nutrição e Segurança Alimentar, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió, e está sendo entregue para as unidades educacionais.

O ebook digital possui 40 páginas contendo 23 receitas práticas voltadas para datas como Páscoa, São João, Dia das Crianças, Natal, entre outras. O material traz uma abordagem lúdica e possui modos de preparos fáceis com alimentos permitidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Esses produtos já são fornecidos às unidades escolares pela Semed, por meio de compras da agricultura familiar ou licitação.

Em 2020, foi publicada a resolução CD/FNDE n° 06/2020, cujo Art.22 proíbe a utilização de recursos no âmbito do PNAE para aquisição de alimentos e bebidas ultraprocessados, dando mais ênfase para a compra e utilização de produtos in natura e minimamente processados. É o que explica a coordenadora da Nutrição e Segurança Alimentar da Semed, Ana Denise Gouvêa.

“Essa resolução veio para que, por meio dessa alimentação mais saudável, possamos evitar o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis nos alunos. Bem como praticar a educação alimentar com eles, além de seguir o que o próprio PNAE determina. Então, esse livro vem para facilitar a não utilização desses alimentos proibidos e proporcionar alternativas, que são fáceis de serem aplicadas, na produção de receitas temáticas”, contou.

Parceria com a Ufal

A produção do livro foi feita em conjunto com estudantes de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas, que passaram por estágio na Semed, como explica a gastróloga da rede, Raquel Vieira.

“Foi um desafio que nos propuseram de recriar algumas receitas temáticas, sem açúcar e outros alimentos proibidos, para as escolas poderem usar. Foram três meses de produção, entre muitas pesquisas para encontrar ingredientes alternativos, a fase de testes e a produção em si do livro. Contamos com a ajuda de quatro estagiários e com o apoio da nutricionista orientadora Doriane Lacerdas”, afirmou.

"O processo de produção foi fantástico e o resultado é esse material riquíssimo, com comidas sem açúcar, que pode ser feito nas escolas e com as próprias crianças”, completou a gastróloga.

A fase de testes das receitas foi feita através do projeto Mãos na Massa, onde os alunos da rede municipal, da criança ao idoso, aprendem sobre uma alimentação mais saudável colocando, literalmente, a mão na massa. E o feedback das crianças, principalmente, foi positivo, segundo Raquel Vieira.

“Fomos ao CMEI Santo Antônio, no Benedito Bentes, onde passamos o dia fazendo lanches saudáveis com as crianças. E o resultado foi muito bom porque elas fizeram e experimentaram, por exemplo, a coxinha de frango feita com massa de macaxeira e a pizza também. Inclusive, o que me chamou a atenção, foi que muitas daquelas crianças têm pais agricultores, que plantam macaxeira. Então, elas falaram que amaram e que iam contar aos pais para que pudessem fazer em casa porque tinha acesso fácil à macaxeira”, revelou a gastróloga.

Ferramenta pedagógica

Para a coordenadora Ana Denise, o livro de receitas culinárias saudáveis para datas comemorativas vai além do que apenas a proibição de ultraprocessados, gorduras trans e açúcares. O material se torna uma ferramenta pedagógica importante na educação dos hábitos alimentares.

“O livro é um ponto inicial de educação alimentar e nutricional que a gente sabe que não é um trabalho de curto prazo, requer um pouco mais de tempo para gerar efeitos e frutos.

Participaram da produção do ebook a coordenadora de Nutrição e Segurança Alimentar, Ana Denise Gouvêa, a nutricionista estratégica Ana Beatriz Jerônimo, a nutricionista orientadora, Doriane Lacerdas, a gastróloga Raquel Vieira e o estagiários colaboradores: Alberto Santos, Laura Castro, Myllena Amorim e Thainá Barbosa.

O livro de receitas saudáveis está sendo enviado de forma digital para os gestores das unidades educacionais, bem como os nutricionistas da rede estão debatendo a importância do uso dele durante reuniões pedagógicas que antecedem o início do ano letivo dos Cmeis e escolas.

PNAE

O programa de maior eficácia na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O programa consiste no repasse de recursos financeiros federais para o atendimento de estudantes matriculados em todas as etapas e modalidades da educação básica, com o objetivo de contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional (EAN) e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.